
CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROJETOS

PROJETO EDUCAÇÃO
Consiste na produção e distribuição anual de 400 mil cadernos escolares e 1,8 milhão folhas de papel off set em formato A4 para utilização na rede pública de ensino fundamental dos 57 municípios da região de atuação da empresa. São mais de 28 anos de projeto, beneficiando mais de 8 milhões de estudantes.

FÁBRICA DE GAITEIROS
Projeto de inclusão social em parceria com o Instituto Renato Borghetti, cujo público-alvo são crianças entre 7 e 15 anos. Consiste na formação de alunos-aprendizes do acordeão diatônico (gaita de oito baixos). Um diferencial deste projeto é que, para aperfeiçoar o aprendizado em aula, os alunos podem levar as gaitas para casa. Dez escolas já foram instaladas em diferentes municípios.
CONHEÇA MAIS
MÚSICA NA ESTRADA
Projeto inicialmente voltado aos vizinhos da fábrica e à comunidade de Guaíba, o Música na Estrada após 10 anos de apresentações locais foi ampliado e hoje atende diferentes comunidades nos municípios de atuação da CMPC Celulose Riograndense. O Música na Estrada consiste na realização de shows com entrada franca e reúne renomados artistas da música gaúcha, como Luiz Carlos Borges, Gaúcho da Fronteira, Renato Borghetti, entre outros.

FAVOS DO SUL
Desde 1981, a CMPC Celulose Riograndense viabiliza que pequenos produtores de mel coloquem suas colmeias junto aos plantios de eucalipto da empresa, árvore rica em floração. Em contrapartida, cerca de 8% do total do mel obtido é repassado às Escolas de Educação Especial (em sua maioria, APAEs) de 23 municípios gaúchos. Anualmente, o projeto proporciona a geração de renda para 120 apicultores e aproximadamente 6 toneladas de mel para as escolas de educação especial. A maioria das instituições vendem o mel como forma de geração de recursos.

FLORESTA É VIDA
Campanha que incentiva escolas dos municípios da região de atuação da empresa a desenvolverem projetos ambientais. O trabalho compreende oficinas de formação e atividades de educação ambiental cuja metodologia é revertida principalmente na melhoria do pátio escolar. As indicações das escolas são feitas pelas Secretarias Municipais de Educação e cada edição contempla, em média, 18 escolas, envolvendo mais de 3.800 estudantes.

GAIA JOVEM
Alunos entre 12 e 16 anos de escolas de Pantano Grande e de Encruzilhada do Sul em característica de vulnerabilidade social passam um dia no Rincão Gaia, espaço idealizado por José Lutzenberger, onde recebem aulas de educação ambiental embasadas por práticas ecológicas.

GUAÍBA LIMPO
Parceria com a associação de canoagem Guahyba para desenvolver ações educativas que sensibilizem os alunos e seus familiares para a questão socioambiental com especial enfoque em recursos hídricos. Realiza oficinas temáticas e coleta de lixo no Lago Guaíba, contribuindo para a promoção de mudança de atitude e atuação cidadã.

BOM VIZINHO
Projeto direcionado às comunidades do entorno dos hortos florestais da CMPC Celulose Riograndense que proporciona a comunicação simultânea das operações florestais a um grande número de vizinhos e lindeiros das propriedades onde acontecerão atividades de manejo florestal. Promove a integração através de reuniões com a população e também serve para divulgar outras informações e aspectos sobre a empresa, assim como a distribuição de materiais onde consta um número de telefone 0800, para emergências e reclamações.

CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL
A CMPC Celulose Riograndense mantém, desde 1979, o Curso Técnico de Formação em Celulose e Papel no município de Guaíba, oferecido gratuitamente em parceria com o Instituto de Educação Gomes Jardim e reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação. Conta com profissionais do quadro técnico da empresa para atuarem como professores. O curso com duração de dois anos prepara alunos para atuarem na indústria de celulose e de processos químicos, ampliando as oportunidades de colocação no mercado.
CONHEÇA MAIS
BANCO DE ALIMENTOS
A CMPC Celulose Riograndense, em parceria com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e através do núcleo Guaíba e da Sodexo do Brasil, doa o excedente de alimentos do restaurante da empresa à Associação Beneficente São José, entidade mantenedora do Projari (Projeto Artesanato, Recreação e Informática). O Projari reúne um conjunto de atividades de caráter socioeducativo, artístico, informativo, cultural, profissionalizante e de lazer sob a forma de cursos e oficinas para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Guaíba. O excedente alimenta, em média, de 60 a 80 pessoas por dia.
CONHEÇA MAIS
PESC - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
Programa nos municípios de atuação florestal da CMPC Celulose Riograndense com finalidade de selecionar e apoiar com recursos financeiros projetos preventivos de saúde que conscientizem a população sobre aspectos importantes para uma melhor qualidade de vida. A prática contribui na redução de gastos com assistência médica de alto custo nas localidades, além de propiciar conteúdo informativo para construção de hábitos saudáveis.